A Expansão Marítima de Portugal e a Chegada ao Brasil
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-o3ceYrgFQPnZbTO9Fm_1AIHGTnr09j3fcwA9ILADdBHj7dMcSV9tXLmWmAUKNMkOoNZriRs807V5GGhQ41QQj-8eBn9_p0theisucK3PNmUc0D9UHs-AmYPEfCSpwkaaUoVuzZc_RXtD/s1600/EXPANSAO+NAVAL.jpg)
O desenvolvimento de novas técnicas náuticas, a centralização política precoce (1385) e o desejo de encontrar nova rota comercial para as fontes produtoras de especiarias foram elementos importantes para justificar o pioneirismo português nas grandes navegações.
O século XV foi marcado pela exploração costa oeste africana pelos portugueses. Ouro, escravos e marfim eram os produtos mais procurados. Mas os portugueses desejavam contornar o continente africano, a fim de chegarem às Índias. Em 1498, depois de muito sacrifício, Vasco da Gama conseguiu tal feito.
A Coroa portuguesa enviou uma poderosa frota às Índias, comandada por Pedro Álvares Cabral, em 1500, com a intenção de estabelecer uma feitoria em terras indianas. Antes de chegar ao seu destino, a frota de Cabral fez uma guinada a oeste no meio do Oceano Atlântico para tomar posse das terras que porventura existissem e que, por direito, pertenceriam a Portugal, em função do Tratado de Tordesilhas, assinado com a Espanha em 1493, com a finalidade de delimitar entre os dois países as terras descobertas. Foi nessa oportunidade que o Brasil foi "descoberto".
Filme: O Descobrimento do Brasil - Humberto Mauro - 1936