segunda-feira, 2 de setembro de 2013

REVOLUÇÃO SEXUAL - 1960 " A PILULA "

Você sabia que foi em 1960 que a pilula anticoncepcional foi descoberta.
Por isso que é um dos fatores maiores para a chamada Revolução Sexual.
As mulheres já sentiam mais a vontade de poder ter sua vida sexuada sem ter o compromisso da fertilidade junto ao seu parceiro.
Outro fator importante também foi devido na Segunda Guerra Mundial que as mulheres assumiram o papel do homem nas forças de trabalho e tendo consciência sobre a igualdade individual ao invés da independência biológica. 
Como anteriormente era uma sociedade conservadora, o papel da mulher tornou-se mais visível, com difusão de novas idéias para a população, a qual a mídia tomou parte em grande desenvolvimento deste evento. O reflexo das revindicações foi um processo mundialmente conhecido, as mulheres saíram as ruas em busca de seus direitos obedecendo suas obrigações, sobretudo com a critica às injustiças salariais na época, que até nos dias atuais existem este desconforto social. A ampliação da participação feminina em massa fez que a politica do país fossem mudadas.
Em 1975, tais revindicações que já vinham sendo articuladas foram culminadas após a "Conferencia do México, no ano Internacional da Mulher, designado pelas Nações Unidas.
Ainda nos dias de hoje, ecoa-se a vitória feminista nas transformações visíveis de nosso cotidiano.
Antes consideradas "rainha do Lar" hoje desempenham papéis em diversas áreas sociais de nosso pais, emancipando-se de vez de suas atribuições imperialistas vindas do sexo masculino.
H. Marcuse discute o fato com a "Livre expressão da sexualidade humana traria desdobramentos políticos, igualitários e libertários, isto na época dos anos 60.

Prof.º Edu Ribeiro
Setembro / 2013