sexta-feira, 15 de julho de 2011

Revolução Americana

COMO OCORREU:
Aconteceu devido á guerra dos sete anos na qual a Inglaterra defrontou a França da qual saiu vitoriosa teve que pagar os custos da guerra, aumentando os impostos sobre os colonos ingleses na América do norte, os colonos não terem direito de voto, terem de praticar o seu comércio apenas com a Inglaterra e não se poderem expandir para oeste.

PORQUE ACONTECEU:
 Em 1773, devido à alta dos impostos, ocorreu em Boston a revolta do chá. Samuel Adams e John Dickinson fundaram a Sociedade dos Filhos da Liberdade.
Na Filadélfia em 5 de Setembro de 17 reuniram os representantes das treze colônias no chamado então primeiro congresso continental. Neste encontro foi redigida uma declaração de direitos e exigido o retorno à situação anterior.
O Parlamento britânico não aceitou as reivindicações da colônia, aumentando desta forma os atritos entre as treze colônias e o governo central, culminando com a eclosão da guerra em 1775 em Lexington e Concord.
Principais fases
Em 4 de Julho de 1776, representantes das 13 colônias reunidos em Congresso declararam a independência das 13 colônias inglesas do continente americano.
No dia 17 de Outubro de 1777, os norte-americanos venceram a batalha de Saratoga. Os franceses, poloneses, espanhóis e prussianos, países antagonistas da Inglaterra, vieram em auxílio aos rebeldes enviando soldados para ajudar na guerra da independência.
Finalmente, no dia 3 de setembro de 1783, em Paris, foi assinado o tratado em que os Estados Unidos, representados por John Adams, Benjamin Franklin e John Jay, tiveram sua independência reconhecida, formalmente, pelo Reino da Grã-Bretanha.
Pela primeira vez na história da expansão européia, uma colônia tornava-se independente de um país meio por um ato revolucionário, e vê-lo não só proclamando ao mundo, no documento histórico aprovado no dia 4 de Julho, o direito à independência e à livre escolha de cada povo e de cada pessoa.


CONSEQUÊNCIAS:
Construíram uma federação de estados dotados de uma grande autonomia e aprovando uma constituição política (a primeira da História mundial) onde se consignavam os direitos individuais dos cidadãos, se definiam os limites dos poderes dos diversos estados e do governo federal, e se estabelecia um sistema de equilíbrio entre os poderes legislativo, judiciário e executivo de modo a impedir a supremacia de qualquer deles, além de outras disposições inovadoras.
O sucesso norte-americano foi descrito como tendo influenciado a Revolução Francesa (1789) e as subseqüentes revoluções na Europa e América do Sul.
As principais figuras da revolução americana foram:
George Washington
Thomas Jefferson
Thomas Paine
Principais figuras
CONCLUSÃO
Com este trabalho concluímos que a revolução americana foi uma revolução que passou por várias fases e que teve várias conseqüências como originar outras revoluções como a francesa e a portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário